Como captar talentos: Recrutamento e seleção!
- Alisson Alho
- 30 de nov. de 2016
- 2 min de leitura

Você perde muito tempo recrutando novos colaboradores? Existem novos funcionários que não se identificam com a cultura da organização? Seus Recrutamento e Seleção não costuma ter bons candidatos?
Funcionários desmotivados por quebra de expectativa podem ser por consequência de um recrutamento e seleção que não foi feita de forma clara e objetiva.
Se você deseja tornar o processo de Recrutamento e Seleção mais profissional, atraindo e escolhendo os candidatos que se encaixam no perfil da organização, sendo padronizado em todas as áreas e por todos os líderes, evitando que o empresário ou outros funcionários dediquem o seu tempo com esse processo, para poder se concentrar com outras coisas da organização, é importante que haja um investimento para não ter essa “dor de cabeça”.
RECRUTAMENTO x SELEÇÃO
Apesar de confundidas, recrutamento e seleção são atividades distintas. O quadro abaixo explica melhor cada um deles:

Após a triagem feita por meio do recrutamento, a seleção é a o processo de escolher o candidato com o perfil mais adequado para a vaga.
Para um recrutamento de qualidade é necessário que a organização atraia candidatos no mercado para abastecer seu processo seletivo, estando de acordo com a demanda de um cargo previamente desenhado ou descrito.
Já a seleção é a escolha dos candidatos mais adequados para a organização dentre os candidatos recrutados, por meio de vários instrumentos de análise, avaliação e comparação de dados (Limongi, 2007).
Uma das etapas do Recrutamento é o desenho ou descrição do cargo, onde irá conter a descrição das tarefas a serem desenvolvidas pelo ocupante do cargo de acordo com a regulamentação legal para a descrição de cargos: CBO (Classificação Brasileira de Ocupações). A descrição ou desenho permite que seja traçado o perfil profissiográfico que deve possuir o ocupante do cargo.
Exemplo de desenho de cargo:

Exemplo de perfil profissiográfico:

Na etapa de seleção existem duas formas de selecionar um candidato de qualidade sendo a forma tradicional ou por competências, a escolha irá depender do cargo. Algumas técnicas serão utilizadas para filtrar melhor os candidatos já recrutados, sendo:
análise curricular;
entrevista de seleção;
provas de conhecimento;
testes psicológicos;
técnicas vivenciais e
avaliação da saúde ocupacional.
Já a seleção por competências, é o conjunto de ferramentas para identificar o perfil do cargo e avaliar a compatibilidade dos candidatos a vaga, são utilizadas 3 (três) ferramentas sendo elas:
mapeamento do perfil de competências;
entrevista comportamental e
jogos com foco em competências.
A proposta de realizar por meio de recrutamento externo é ideal para empresas que não tenham uma equipe direcionada a recrutamento e seleção, tendo assim menor possibilidade de inovação através de “sangue novo”, manutenção do status quo e da cultura organizacional dificultando a aceitação de inovação.
Um recrutamento com qualidade tem a inclusão de novas pessoas e talentos, traz a inovação na composição de equipes de trabalho, os funcionários ficam mais engajados devido se adaptarem e compreenderem a cultura da organização, consequentemente tem uma maior produtividade já que eles estarão alinhados, atualizam os estilos de atuação com as tendências de mercado e corrige os vícios profissionais arraigados.
Despender tempo e esforço para fazer um recrutamento e seleção excelente e alinhado com a estratégia da empresa, sem dúvidas, irá economizar tempo com saída de funcionários desalinhados e impulsionando a produtividade das empresas.
Comentários