Descubra como definir sua Buyer Persona pode alavancar suas vendas!
- Julia Gomes
- 7 de set. de 2016
- 3 min de leitura

Antes de arremessarmos um dardo na parede, procuramos um alvo, um ponto onde pretendemos acertar. Nos negócios a lógica é a mesma, precisamos entender a fundo nosso público alvo, para atraí-lo, mas muito mais que um público alvo, definir a Buyer Persona do seu negócio irá, sem dúvidas, potencializar suas vendas! Philip Kotler, o pai do Marketing já dizia: “A coisa mais importante é entender aonde os clientes vão e parar na frente deles. ”
Mas o que é uma Buyer Persona?
É uma personificação semifictícia e profunda do seu cliente, mais do que o público alvo, que identifica dados e números de uma parcela da sociedade que sua empresa quer atingir, vamos definir tudo isso, mais os hábitos, desejos, medos, até o nome, tipo de família e tudo mais que você puder captar e que for interessante para atingir seu cliente, quem sabe a cor que ele mais gosta, qual o período que está mais ativo durante o dia, os restaurantes que frequenta e muito mais.
Para facilitar o entendimento usaremos o exemplo da Integral Gourmet, uma empresa que está no mercado desde 2014 e sua proposta é: Oferecer comidas saudáveis, veganas e vegetarianas de forma personalizada e rápida. Após um estudo profundo dos clientes que eles já vinham atendendo desde a abertura, essas foram as personas definidas:

Como fazer sua persona?
A melhor forma de criar esse cliente ideal depende da situação atual do seu negócio.
Você já possui uma cartela considerável de clientes?
Então a melhor forma é pesquisar seus clientes, converse com os colaboradores que tiveram contato com ele, se ainda não for suficiente procure uma alternativa criativa para ele colaborar com sua pesquisa, pode ser um e-mail marketing, uma promoção, até um pedido feito da forma correta pode surtir o efeito desejado.
Você está modelando sua empresa e ainda não possui clientes?
Existem muitos caminhos, mas uma maneira bem interessante é a escolha de um grupo para analisar seu produto ou serviço, essas pessoas vão testar o que você pretende oferecer e emitir a sua opinião, assim vão existir os que gostam e os que não gostam da sua proposta, separe os que gostam e procure mais deles, essas serão os clientes que fornecerão insumos para criação da persona da sua empresa.
Agora que você já tem a Buyer Persona o que fazer com ela?
Nesse momento você deve alinhar todas as suas estratégias para atingir as Buyer Personas definidas. Focar seus conteúdos em mídias, seu time de vendas, e até mesmo seu produto ou serviço, às vezes acreditamos estar fazendo algo que seja importante para nosso cliente, mas só quem pode dizer isso é o próprio cliente! A seleção das empresas que permanecerão no mercado competitivo atual se dará pela divisão dos negócios que focam nas soluções de dores e desejos dos clientes e de outros que acham que oferecem o produto ideal, sem dados reais e profundo de seu cliente!
Algumas dicas
Não crie muitas personas, querer atender todo mundo é falta de foco!
Faça o máximo de perguntas possíveis, tudo será insumo para suas estratégias de venda!
Comunique sobre a Buyer Persona da melhor forma possível para todas as áreas da sua empresa, todos precisam estar alinhados para o momento de agir!
Suas dores atuais também podem entrar na pesquisa. Ex: Os clientes da Integral Gourmet que pedem durante a semana nunca pedem no fim de semana, procure entender o motivo dessa ocorrência, isso pode ser um comportamento da sua persona.
Sem dúvida foco gera resultado! Sua Buyer Persona está no foco da sua empresa?
댓글