Como um bom ambiente de trabalho aumenta a produtividade!
- Arthur Lira
- 24 de ago. de 2016
- 3 min de leitura
Não é de hoje que sabemos que o mundo corporativo e empresarial vive em um ritmo frenético. A busca por resultados, a gestão eficiente do tempo, como também a agilidade em realizar múltiplas tarefas se tornaram habilidades cada vez mais requisitadas nas grades empresas. Sendo assim, a preocupação com o a eficiência, a rapidez e o desempenho profissional elevado, se tornou um assunto muito discutido dentro das reuniões do mundo corporativo. Dessa maneira, existem muitos fatores que influenciam na produtividade dos membros de uma empresa, e um dos mais importantes, é o ambiente de trabalho.
Antes de mais nada, é importante ressaltar que dados de uma pesquisa da Sociedade Americana de Designers de Interiores (American Society of Interior Designers) mostra que ter um ambiente de trabalho satisfatório é a terceira maior preocupação dos funcionários (21%), logo depois de benefícios (22%), e bons salário (62%). As reclamações mais comuns entre os funcionários são a falta de iluminação adequada nos escritórios, mesas e cadeiras desconfortáveis, salas muito abafadas ou muito frias, falta de janelas que proporcionem ventilação e luz natural, e a falta de oportunidade de deixar suas áreas de trabalho mais personalizadas, com fotos, flores, etc, transformando seu local de trabalho em um lugar mais aconchegante.
Percebendo isso, diversas empresas no mundo todo deixaram de investir um pouco no embelezamento de suas fachadas e saguões para se preocupar mais com o bem-estar de seus funcionários. A maior mudança fica por conta dos móveis, que devem facilitar o trabalho em equipe, ao mesmo tempo em que dão um pouco de privacidade quando necessário. Quando mudamos o ambiente surgem novas alternativas comportamentais que estavam escondidas no ambiente antigo. Novos comportamentos significam novas capacidades.
Dessa forma, em um ambiente organizado, é possível desenvolver tarefas que pela realidade anterior eram dadas como impossíveis. Por exemplo, pense na desorganização em que se encontra a maioria das fazendas, quanto entulho é guardado na esperança de que um dia será utilizado, quantas ferramentas sem local apropriado, quantos utensílios são comprados em duplicidade. Muitos empresários esperam comportamentos por parte dos seus funcionários que maximizem os resultados.
Porém, acontece que, as pessoas não conseguem ter estes comportamentos dentro destes ambientes. O ambiente de trabalho é fundamental para a produtividade das pessoas. Portanto se queremos ter colaboradores empenhados, motivados e comprometidos devemos primeiramente dar condições adequadas para tal. Se você deseja transformar a sua fazenda, necessariamente terá que começar pelo ambiente de trabalho.
Seguindo essa linha de raciocínio, outro ponto relevante é que o ambiente estava como estava, não por falta de vontade das pessoas que trabalham nestas instituições, mas sim pela falta de conhecimento de algumas ferramentas que possam auxiliá-las a saírem deste caos. Dentro deste conceito destacamos como fundamental o entendimento de que as fazendas precisam ser transformadas em empresas, onde o primeiro passo é a implantação da filosofia dos 5S como fundamento básico para o desenvolvimento pessoal e profissional das equipes de trabalho.
O 5S é uma filosofia de origem japonesa e amplamente divulgada e utilizada no mundo empresarial. Os 5 princípios são:
1. UTILIZAÇÃO – separar o necessário do desnecessário.
2. ORGANIZAÇÃO – cada coisa no seu devido local.
3. LIMPEZA – manutenção da limpeza constantemente.
4. PADRONIZAÇÃO – é um dos pontos diferenciais dos 5S, já que muitas vezes nós organizamos, arrumamos e limpamos nosso local de trabalho, mas como não temos seguimos um padrão, em pouco tempo tudo volta a ser como antes.
5. DISCIPLINA – para repetir constantemente o processo, até que o mesmo se torne um hábito e faça parte da nova cultura da empresa.
Apesar da ferramenta 5S existir desde a década de 50 no Japão, e ser conhecida no ocidente há pouco mais de 30 anos, poucas empresas conhecem e a utilizam. É comum observarmos empresas com dificuldades para resolver muitos problemas gerenciais sem ter encontrado ainda esta ferramenta de fácil absorção e aplicabilidade, além do viés altamente econômico que ela apresenta. Destarte o 5S não é uma ferramenta que demanda um simples treinamento de todos os funcionários, resultando em sua na implantação automática. Ela está posicionada como uma ferramenta de gestão de processos e de melhoria contínua, requerendo para tanto planejamento, implantação, acompanhamento e correção de desvios que se apresentem.
Assim, o 5S pode ser a saída para tornar sua empresa mais eficiente e competitiva, beneficiando os funcionários com um meio-ambiente adequado, além de melhorar a produtividade e, simultaneamente, a qualidade de vida de todos os membros. A vista disso, não deixe sua empresa se tornar um lugar de difícil convivência, onde os colaboradores não se sintam bem, e consequentemente não produzam da maneira desejada. Para que sua empresa seja altamente eficiente, além de bons colaboradores, é preciso ter um ambiente de trabalho de excelência. Portanto, mãos à obra, o mercado não vai esperar por você, nem por sua empresa.

Comments