top of page

Super técnica para atingir sua estratégia organizacional com eficiência

  • Léticia Melo
  • 21 de set. de 2016
  • 4 min de leitura

Todas as organizações devem saber em que ponto se encontram para poder definir os pontos nos quais querem estar. Essa ação de definir pontos no futuro para a sua empresa ocupar, nada mais é, de maneira simplória, ter um Planejamento das Estratégias da organização. Segundo o IBGE, em pesquisa da Demografia das Empresas, com dados de 2013, mais de 50% das empresas fundadas no Brasil fecharam as portas após 4 anos de atividade. Esse dado nos faz refletir acerca da importância da gestão organizacional sem achismos e amadorismos.

Cada vez mais as organizações necessitam saber onde querem chegar, afinal, como disse o escritor Lewis Carroll: “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”.

Pensando nisso, existem três meios, interligados, que te ajudam a colocar sua empresa no patamar desejado. São eles: Planejamento Estratégico; Balanced Scorecard e Indicadores de Gestão.

Como pode ser entendido o Planejamento Estratégico?

O Planejamento Estratégico (P.E) é o processo pelo qual o corpo estratégico da empresa estabelece os objetivos que a organização quer alcançar em determinado período de tempo e quais as respectivas estratégias serão adotadas para alcançá-los. O Planejamento Estratégico deve ser construído levando em conta não somente fatores internos à empresa, como o negócio da organização ou os principais atores, mas também se deve olhar para o mercado e ambiente nos quais a empresa está inserida, levando em conta as tendências, concorrência, público-alvo e outros fatores.

Porém, esse Planejamento Estratégico, geralmente, é feito pela cúpula executiva da empresa, ou seja, isso quer dizer que muitas vezes a base operacional e tática da organização não participam da elaboração e, consequentemente, não conhecem quais serão os objetivos a serem alcançados. Esse procedimento pode ser danoso se nenhuma atitude for tomada e é nesse ponto que entra o Balanced Scorecard (BSC).

O que é exatamente o Balanced Scorecard e como ele pode te ajudar?

O Balanced Scorecard ou BSC, é uma ferramenta criada por Norton e Kaplan, que tem como objetivo decompor as estratégias da empresa para níveis além do estratégico. Essa ferramenta será crucial para que o Planejamento Estratégico seja disseminado e, mais importante ainda, executado por todos. Isso quer dizer que é uma forma de fazer com que os objetivos estratégicos sejam alcançados, pois serão vistos pelos colaboradores, e nós sabemos que quem é visto, é lembrado.

O BSC, portanto, além de traduzir a estratégia em termos operacionais, também alinha toda a organização com o Planejamento Estratégico; transforma a estratégia em tarefa de todos; torna a estratégia um processo contínuo e mobiliza a mudança por meio da liderança executiva.

Sabendo disso, o Balanced Scorecard trabalha sob 4 perspectivas: Financeira; Processos; Aprendizado e Crescimento; Cliente. Mas por que 4 perspectivas, se a principal perspectiva de uma organização é a Financeira, correto? Errado. Uma das principais motivações na criação do BSC foi ampliar as perspectivas da empresa, de modo que a Financeira não fosse o norte do desempenho organizacional.

A metodologia do BSC, porém, não excluiu os indicadores financeiros, somente ampliou os indicadores para outras óticas igualmente importantes. Para entender melhor cada perspectiva, dê uma olhada no que segue:

  1. Perspectiva Financeira – diz respeito a quais metas devem ser atingidas, sob a perspectiva financeira, de modo a agregar valor aos investidores e desenvolver a empresa (Rentabilidade; crescimento; lucro por ação, etc.);

  2. Perspectiva de Processos – é relacionada a como gerar valor aos clientes e investidores, a partir de estratégias atingidas relacionadas a processos (Capacidade de produção; qualidade; imagem da empresa, etc.);

  3. Perspectiva de Aprendizado e Crescimento – diz respeito a como a empresa irá atingir suas metas, a partir do aprendizado, mudança e inovação (retenção de funcionários; capacitações; inovação, etc.);

  4. Perspectiva de Clientes – é relacionada a como a organização irá atingir seus objetivos de modo a manter a melhor imagem possível perante os clientes e entregar cada vez mais valor para eles (Satisfação dos clientes; captação de novos clientes, etc).

Você deve estar se perguntando como irá alocar seus objetivos em cada perspectiva, se muitos deles dependem de outros e por vezes se confundem. Não se preocupe, muitos objetivos se confundem sim, mas devem ser alocados em apenas uma perspectiva. Para isso existe uma maneira de visualizar melhor essa alocação, através do Mapa Estratégico, o qual irá mostrar onde cada objetivo se encontra e como eles estão relacionados.

Como você deve ter percebido, existe uma sequência lógica a partir da realização do Planejamento Estratégico. O P.E é a primeira parte, o BSC a segunda e terceira, mas não menos importante, aparecem os Indicadores de Gestão.

Afinal, o que são os Indicadores de Gestão e como eles se relacionam com o P.E e BSC?

É comum confundir Indicador de Gestão com metas. Entretanto, Indicadores de Gestão não são metas, mas quem vai te ajudar a alcançá-las! São medidas utilizadas para determinar o sucesso de um projeto, processo e metas. Contudo, para que esses indicadores façam sentido na sua gestão, os dois últimos meios citados (P.E e BSC) devem estar devidamente claros, de modo que os indicadores monitorem o andamento das metas estabelecidas.

Se você já tem seu Planejamento Estratégico, seu Balanced Scorecard, basta adicionar os Indicadores de Gestão ao BSC. Como visto anteriormente, o BSC será formado por 4 perspectivas e os objetivos do P.E devem ser alocados de acordo com cada uma. O próximo passo é criar os indicadores para cada meta.

Se você é dono de uma escola, um indicador importante seria a porcentagem de alunos que reprovam no 1º ano do Ensino Médio; Se você é dono de uma pizzaria, a taxa de clientes que retornam a sua empresa pode ser um indicador bastante válido; Se você gerencia uma produção de móveis em madeira, a porcentagem de desperdício pode ser um indicador crucial para o sucesso da organização. Existem muitos indicadores e muitos outros podem ser criados, tudo vai depender de quais metas você quer atingir!

E então, pronto para levar sua empresa para níveis nunca antes alcançados?

 
 
 

Comments


Posts Recentes
Arquivo
Pesquisar por Tag
Nos siga!
  • Facebook - Grey Circle
  • Grey Instagram Icon
FALE CONOSCO

Obrigado por nos contactar! Entraremos em contato.

Avenida Senador Salgado Filho, 3000 - Lagoa Nova, Natal/RN. CEP: 59078-970. UFRN - CCSA - Setor V, Sala E1

CNPJ: ​40.756.447/0001-00

E-mail: contato@admconsult.com.br

Telefone/Whatsapp: (84) 99986-5987

© 2016 ADM Consult. Todos os direitos reservados.
bottom of page