Como gerenciar seu tempo com a Técnica Pomodoro
- Luciana Freitas
- 30 de mar. de 2016
- 3 min de leitura

A Técnica Pomodoro é absurdamente simples de ser feita e consiste em trabalhar por meio da divisão do tempo em blocos, que são chamados de "pomodoros" (pomodoro significa "tomate", em italiano. Mais abaixo você vai descobrir o porquê disso!).
Cada bloco de tempo tem 25 minutos, durante os quais você deve se dedicar a uma única tarefa, sem interrupções e com foco total naquilo. Ao final dos 25 minutos, deve ser feita uma pausa de 5 minutos, e recomeçar outro bloco de 25. Ao final de 4 repetições de 25'+5' (que totalizará 2 horas de dedicação a uma tarefa), você deverá fazer uma pausa maior de 30 minutos.
Muito simples e eficiente, a Técnica Pomodoro foi pensada e desenvolvida nos anos 80 por Francesco Cirillo, italiano que buscou uma forma mais produtiva de estudar pros seus exames e acabou utilizando um timer de cozinha em forma de tomate.
Com a Técnica Pomodoro é possível:
- Diminuir suas distrações;
- Aumentar seu foco em uma tarefa;
- Aumentar a produtividade;
- Calcular o tempo necessário para cumprir uma tarefa;
- Gerenciar e identificar interrupções internas e externas.
Como fazer na prática? 1 - Liste as atividades do dia; No começo do dia, liste todas as atividades que serão realizadas. É interessante que haja uma coluna para atividades planejadas e atividades não-planejadas. Destrinche as atividades em tarefas.
2 - Execute as tarefas. Escolha uma tarefa, marque 25 minutos e comece a trabalhar na realização dela. Quando o bloco de 25 minutos acabar, cronometre 5 minutos de descanso e marque um x ao lado da tarefa que foi trabalhada. Se ela ainda não tiver sido concluída, recomece da mesma maneira. Quando a tarefa for concluída, risque-a da lista.
Cuidado com as interrupções internas e externas! Caso elas surjam, anote-as num canto e use os 5 minutos para resolvê-las. Quanto às interrupções externas, deixe todos cientes que você não pode ser interrompido por 25 minutos e dedique os 5 minutos de intervalo para resolver os problemas.
Segundo Cirillo, o criador da técnica, a maior parte das interrupções podem ser deixadas para depois. Se você lembra aos 15 minutos de Pomodoro que precisa fazer um pagamento ou retornar uma ligação,certamente isso pode esperar 5 minutos para ser feito. Parar um pomodoro no meio para realizar uma tarefa pode tirar a concentração e atrapalhar a execução dele.
Algumas regrinhas para que a Técnica Pomodoro funcione:
- Apenas uma tarefa deve ser realizada em cada pomodoro; - Um pomodoro não deve ter menos de 25 minutos. Se você terminar antes, deve revisar a tarefa até o final do pomodoro; - Um pomodoro não deve ter mais de 25 minutos. Mesmo que você sinta que falta apenas alguns minutos para o término da tarefa, ainda assim deve realizar a pausa e terminar a tarefa no próximo pomodoro; - Um pomodoro interrompido deve ser anulado, independente do momento em que foi interrompido.
Atentar para: Só marque um pomodoro para tarefas que exijem algum tempo de dedicação. Tarefas que exigem menos de dois minutos não devem ir para uma lista, e sim executados imediatamente.
O que fazer nos 5 minutos de descanso?
No intervalo de descanso, você pode:
- Fazer exercícios simples de relaxamento;
- Fazer tarefas domésticas rápidas, como tirar um lixo, lavar pequena louça, forrar uma cama;
- Massagem no pescoço;
- Exercícios de respiração;
- Ir ao banheiro, beber água ou comer algo rápido;
- Fazer uma ligação.
Alguns aplicativos que fazem a função do timer:
- Pomodroido: A Pomodoro Timer;
- Clear Focus;
- Pomodoro Timer Lite.
Comments